Este Blogue transmite notícias/informações sobre as escolas do Agrupamento Pedro Jacques de Magalhães de Alverca, a toda a Comunidade Educativa.

23
Fev 12

 

Por iniciativa da Assembleia da República (AR) e à semelhança do que foi realizado no ano letivo anterior, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas dinamizou, mais uma vez, através das professoras Ana Carvalho, Ana Cristina Pereira e Elsa Viola o Programa Parlamento dos Jovens.

 

A atividade tem como principais objetivos o de incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; o sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectam o seu presente e o futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político; o desenvolver capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

Numa primeira fase foram constituídas 11 listas compostas, cada uma delas, obrigatoriamente, por 10 candidatos,e cada lista apresentou entre 1 a 3 medidas de “Combate à discriminação e promoção da igualdade de oportunidades, utilizando as Redes Sociais”.

 

No dia 16 de Janeiro todos os alunos da escola foram chamados a votar numa assembleia de voto criada no bar da Escola Pedro Jacques de Magalhães.

Após a realização das Eleições para o Parlamento dos Jovens (2011/2012) foram apurados os 31 deputados das 11 Listas concorrentes, resultantes da aplicação do método D’Hont.

 

                    Deputados Eleitos 

Lista   

NºDeputados    

Alunos

Ano/Turma     

A

10

Afonso Godinho

Bruno Carapito

Gonçalo Santos

Luís Nunes

Alexandre Duarte

Samuel Alves

Tiago Alves

Luís Faria

Rita Duarte

Cátia Laguna

   9ºA

B

2

Miguel Pereira

Daniel Patrício

  8ºE

C

10

Mariana Vitória

Beatriz Gil

Marta Borges

Patrícia Rosa

Rita Soares

Mariana Costa

Henrique Vitória

Joana Lopes

Diogo Machado

Daniel Silva

  7ºH

D

1

Diogo Marques

  7ºG

E

0

---------------------

   -----

F

0

---------------------

   -----

G

2

Daniel César

Manuel Monteiro

 8ºC

H

0

---------------------

-------

I

2

Bruno Santos

Beatriz Silva

 8ºB

J

2

Bárbara Carvalhinho

Joana Lopes

 8ºB

L

2

Rodrigo Oliveira

Luísa Mocho

  5ºD

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 20 de janeiro do presente ano teve lugar a Sessão Escolar para votação e aprovação das 3 medidas contra a discriminação a defender na Sessão Distrital que se realizará a 19 de março. As referidas medidas serão defendidas pelos seguintes deputados democraticamente eleitos: Bruno Carapito e Mariana Vitória (efetivos); Luís Nunes (suplente).

       

A avaliar pelo entusiasmo e empenho que um elevado número de alunos colocou em participar neste Programa, podemos concluir que o impacto causado foi muito positivo. Nas trinta e nove turmas desta escola, em uma aula da Área Curricular Não Disciplinar de Formação Cívica, foi apresentado e implementado este Programa, bem como foram debatidas medidas para: “Redes Sociais – Combate à discriminação”.

O espaço criado para a divulgação deste Programa na Escola, com colocação de Listas concorrentes e resultados das Eleições foi alvo de elevada consulta diária.

A afluência às urnas de voto não foi tão elevada como inicialmente era esperada, mas esse será um facto, que no próximo ano lectivo certamente será colmatado com a intensificação de divulgação da importância e do dever da participação cívica em atos como este, bem como no alargamento do período de votação.

publicado por jornalpjm às 12:10

Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
17
18

19
20
21
22
24
25

26
27
28
29


Visitantes
Contador de visitas
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO