Este Blogue transmite notícias/informações sobre as escolas do Agrupamento Pedro Jacques de Magalhães de Alverca, a toda a Comunidade Educativa.

24
Nov 09

 

Limpar Portugal
 
Em Maio de 2008 na Estónia, por iniciativa da comunicação social e alguns políticos conseguiu-se fazer algo estupendo e muito importante para o Ambiente, e que constituiu um exemplo para todo o Mundo. No território da Estónia juntaram-se cerca de 50.000 pessoas, entre as quais muitas figuras públicas (músicos, políticos, …) que participaram na limpeza do país. Localizaram 10.656 lixeiras e conseguiram “limpar” a Estónia em apenas 5 horas…
           No dia 20 de Março de 2010, Portugal pretende unir forças, juntar voluntários e envolver todos os portugueses para a recolha de lixo no nosso país, tal como aconteceu na Estónia.
Este país conseguiu 50.000 voluntários, Portugal com o dobro do tamanho, precisa de 100.000. Na Internet esta iniciativa ganha expressão no “twiter” e no “facebook”.
Para começar é necessário localizar lixeiras.
A consulta pode fazer-se em: www.limparportugal.org
Vamos LIMPAR PORTUGAL, unindo esforços para que este sonho se torne realidade.
 
Pesquisa realizada por :
Helena Isabel Oliveira Serrano
5ºF

 

        

 
 
“Se queres mudar o mundo começa por mudar de lâmpadas”
 
Este é o mote da Campanha de Troca de Lâmpadas que decorre este período na  Escola E.B. 2, 3 Pedro Jaques de Magalhães e que permitirá a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras.
 
O desafio é motivar a poupança de energia através do uso de lâmpadas economizadoras. E, mais, estas lâmpadas serão distribuídas gratuitamente na escola! Para tal, cada lâmpada incandescente usada entregue na escola poderá ser trocada por várias lâmpadas economizadoras.
A iluminação eléctrica é responsável por cerca de vinte por cento do consumo energético numa casa. Apesar de o custo de uma lâmpada economizadora ser mais elevado, quando comparado com o preço de uma lâmpada incandescente, o consumo de energia é menor podendo mesmo alcançar-se uma poupança superior a cinquenta por cento na factura energética. Acresce ainda a maior longevidade das lâmpadas economizadoras, pelo que, apesar de o investimento incial ser maior, a longo prazo a poupança energética é muito significativa e o impacto ambiental é também muito menor, devido à menor emissão de dióxido de carbono. 
Sob o mote “Se queres mudar o mundo começa por mudar de lâmpadas”, esta inciativa insere-se numa acção de distribuição nacional de 2,5 milhões de lâmpadas eficientes promovida pelo Ministério da Economia e Inovação e o Ministério da Educação, com o apoio do Fundo de Apoio à Inovação e da EDP.
 
 
 
 
Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

 

publicado por jornalpjm às 12:16

Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
25
26
27
28

29
30


Visitantes
Contador de visitas
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO